A importância do Novembro Azul para a saúde Masculina.
Na transição dos 40 para os 50 anos, os homens passam a receber constantes recomendações sobre as consultas de rotina com o urologista. Afinal, esse é um passo necessário para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata — algo que é debatido incansavelmente pela campanha do Novembro Azul.
O Novembro Azul é uma iniciativa que busca promover o debate público sobre a saúde do homem, alertando a respeito do câncer de próstata.
Isso porque, como mostram os dados de 2022 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de tumor foi responsável por 71.730 casos, representando três a cada 10 homens com câncer no país. Por conta disso, atualmente, é o que tem a maior incidência sobre a população masculina.
Mas não é só isso: ele também é o segundo tipo com mais casos de falecimentos entre homens, alcançando 15.841 no último levantamento da entidade.
No Brasil, a campanha foi promovida pela primeira vez em 2011. Isso ocorreu graças a uma das ONGs mais ativas na promoção de saúde e conscientização a respeito do câncer: o instituto Lado a Lado pela Vida.