6 aplicativos do bem para você baixar por um mundo melhor
Estamos a maior parte do tempo conectados. Então, por que não usar a tecnologia para o bem?
Conheça 9 apps que estão ajudando a fazer do mundo um lugar melhor.
1. Moda Livre
São muitas as notícias sobre utilização de trabalho escravo por marcas de roupas. A proposta do Moda Livre é oferecer informação rápida e acessível sobre as principais marcas de roupas do país e quais medidas elas estão tomando sobre essa questão. Todas as companhias foram convidadas a responder um questionário e, com base nas respostas, receberam uma pontuação que as classifica em três categorias de cores – verde, amarelo e vermelho –, de acordo com sua conduta. Aquelas que não responderam foram automaticamente incluídas na categoria vermelha. O critério de avaliação considera quatro indicadores: políticas, monitoramento, transparência e histórico. O app não recomenda que o consumidor compre ou deixe de comprar roupas de determinada marca, a ideia é apenas oferecer informações para que o consumidor faça sua escolha de forma mais consciente.
2. Be My Eyes
Be My Eyes (em português, “Seja meus olhos”) é um aplicativo de celular através do qual um deficiente visual pode filmar um determinado objeto ou rótulo para que outra pessoa, de qualquer lugar do mundo, possa ler para ele o conteúdo desejado. Assim, uma pessoa com baixa ou nenhuma visão pode acessar o aplicativo e pedir ajuda para ler placas, perguntar a descrição de fotos ou lugares, conferir a validade no rótulo de um produto, etc. Em menos de um mês de existência, a ferramenta já conta com mais de 100 mil voluntários de todo o mundo!
PS: o app possui apenas versão em inglês.
3. Tem Açúcar?
Sabe aquele item que você está precisando, mas vai usar poucas vezes ou por um tempo determinado? Seria ótimo se alguém pudesse te emprestar, certo? O Tem Açúcar? é um app que facilita o compartilhamento de coisas entre vizinhos. A intenção do app é resgatar aquele hábito de bater na porta do vizinho e pedir por algo que você precise, fazendo com que assim as pessoas possam economizar dinheiro e consumir de maneira mais consciente e sustentável, além de quebrar o gelo e promover um espírito de comunidade e amizade entre vizinhos. É só baixar, se cadastrar e pedir o que você precisa. As pessoas que moram perto de você receberão um alerta sobre seu pedido e caso alguém tenha o que você procura, entrará em contato para combinar o empréstimo.
4. Hand Talk
O Hand Talk é um app que traduz simultaneamente textos e áudios do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Comandado por um simpático intérprete virtual, o Hugo, um personagem 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão, o app permite que pessoas surdas colem textos em português e vejam a tradução do mesmo para Libras e/ou que pessoas sem a deficiência possam se comunicar com pessoas surdas, ao digitar frases ou enviar áudios que são rapidamente interpretados em Libras pelo Hugo na tela do celular
5. Charity Miles
Fazer exercício físico é uma prática que faz muito bem a quem tem o hábito, mas pode ajudar outras pessoas também. O Charity Miles incentiva seus usuários a praticarem exercícios físicos e, em troca, ajuda entidades sociais, como organizações de combate ao câncer, AIDS e outras enfermidades. A plataforma gera dinheiro cada vez que alguém cumpre uma determinada distância, caminhando, correndo ou pedalando. Dentre a lista de organizações cadastradas, você escolhe a que quer ajudar e ativa o aplicativo toda vez que iniciar um exercício. Através do GPS do celular, a distância percorrida é contabilizada e ao chegar numa marca pré determinada, com a ajuda de empresas que patrocinam o app, é feita uma doação para a organização social que você escolheu ajudar.
PS: o app está disponível apenas em inglês.
6. Au.Dote
Segundo dados da OMS, o Brasil tem cerca de 30 milhões de animais abandonados. Adotar um bichinho é um ato de amor e de troca que garante amizade e companherismo incomparáveis. O app Au.Dote lista centenas de cães sob cuidados de diversas ONGs para a adoção de interessados. Com ele, você pode procurar um novo amigo usando filtro de localização. Através de um botão é possível entrar em contato com a ONG responsável por telefone ou mensagem.
7. Ribon
O Ribon converte anúncios de marketing digital em doações. Com ele, você pode ajudar financeiramente organizações sociais sem gastar nenhum centavo. Ao baixar o aplicativo, diariamente, o usuário passa a receber um notificação com anúncio de algum patrocinador do app. Mesmo sem clicar na notificação, só de desbloquear a tela do celular, o usuário recebe 100 "ribons" que funcionam como moedas virtuais de doação. Depois de acumular alguns ribons, o usuário pode escolher uma causa e converter isso em doação feita pelas empresas anunciantes do app para organizações de combate à fome, sede e doenças nas regiões mais pobres do mundo. Para se ter uma ideia do impacto, os criadores do app afirmam que, em dez dias de uso do aplicativo, é possível doar água potável para uma pessoa durante 25 dias.